A construção da Nação
1822-1889


Mostra o processo de construção da Nação e seus desafios.

São abordados: os conflitos e as soluções sob a égide do Imperador D.Pedro I; sua abdicação e retorno a Portugal; o cumprimento da Constituição de 1824; a consolidação do Estado Imperial; a economia baseada na mão de obra escrava; a guerra da Tríplice Aliança; a atuação da Princesa Isabel; a abolição da escravidão, o exílio a partir da Proclamação da República.

O Imperador D. Pedro II é apresentado a partir de três enfoques: o filosófico e sua relação com os avanços artísticos, científicos, tecnológicos: o Imperador por ele mesmo, com frases do próprio revelando seu modo de ver temas como a educação, o dever do Estado, a saúde, etc. e o Imperador visto pela imprensa.

Em exposição, exemplar raro da medalha intitulada Peça da Coroação de D. Pedro I, a mesa da Constituinte de 1824, símbolos do segundo reinado e pinturas monumentais como Combate Naval do Riachuelo e Último Baile da Ilha Fiscal

Como chegar na exposição


Da caverna ao século XXI


O Circuito de exposições inicia-se no térreo, no hall de escadas rolantes, com painéis contando a história do conjunto arquitetônico.Destaque para a escultura equestre de D. Pedro II, de Francisco Manoel Chaves Pinheiro. No hall do segundo pavimento, tem-se acesso à galeria com teto ecorado por Carlos Oswald onde é projetado o multivisão sobre a trajetória do Museu Histórico Nacional. Após a exibição, exposições apresentam a história do Brasil: acervo tradicional, peças contemporâneas e recurso multimídia auxiliam o visitante na compreensão da história.

Oreretama

Oreretama

Apresenta as populações indígenas, sua cultura, utensílios, mitos e saberes.

Portugueses no Mundo – 1415 a 1822

Portugueses no Mundo – 1415 a 1822

Apresenta desde a expansão marítima portuguesa, sobretudo a colonização do Brasil, até a proclamação da Independência por D. Pedro I.

A construção da Nação – 1822 a 1889

A construção da Nação – 1822 a 1889

Mostra o processo de construção da Nação e seus desafios.

A Cidadania em Construção – 1889 à atualidade

A Cidadania em Construção – 1889 à atualidade

Aborda a construção da cidadania após a instauração do sistema republicano em 1889.

Farmácia Homeopática Teixeira Novaes

Farmácia Homeopática Teixeira Novaes

Reconstrução da tradicional farmácia que funcionou de 1847 a 1983 no Centro do Rio de Janeiro

Do móvel ao automóvel

Do móvel ao automóvel

27 peças, entre cadeirinhas de rua, berlindas, traquitanas e um automóvel do início do século XX. veículos da Casa Real portuguesa e da família imperial brasileira.

A Construção da Nação